Mas certas informações que vieram à tona recentemente mostram que os MMOs para console estão começando a ganhar forma. A desenvolvedora conhecida como Undead Labs revelou a possibilidade de um MMO exclusivo para consoles com base em matança de zumbis que provavelmente — "quase 100% de certeza" — utilizará um sistema de mensalidade para aqueles que decidirem exterminar mortos-vivos ao lado de outros gamers.
As palavras de um ex-desenvolvedor da NCsoft e da Blizzard
Os dados indicam também que tanto a Microsoft quanto a Sony estão interessadas nesse sistema de mensalidade para os futuros MMOs. O fundador da Undead Labs, Jeff Strain, foi a pessoa que instigou muitos gamers e críticos sobre o assunto.
"Ainda há obstáculos a serem superados com ambas as companhias. Mas as pessoas fariam com que esses obstáculos ficassem muito mais fáceis de serem superados se viessem à mesa e falassem: 'estamos fazendo um MMO exclusive para consoles a partir do zero'."
Segundo as palavras de Strain, as discussões com as fabricantes de plataformas têm sido posititas, mas ainda há muitas negociações a serem realizadas com a Sony e com a Microsoft. O fundador da Undead Labs foi longe:
"Eu tenho falado com eles durante anos e eu acredito que eles querem muito que isto aconteça (MMO em consoles). Há muitos aspectos conflituosos a serem resolvidos. As perguntas se resumem a como funciona o sistema de pagamento, como a renda é reconhecida e quem fica com o quê."
Pelo visto, tanto a Sony quanto a Microsoft ainda estão assimilando maneiras de como colocar em prática o suposto modelo de negócios para MMOs. Strain ainda disse que os controles sensíveis a movimentos do Nintendo Wii são promissores para MMOs, mas o hardware do console de última geração da Nintendo não favorece esse tipo de experiência.