sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Microsoft planeja sistema de guia em momentos difíceis de games



New Super Mario Bros. Wii — espere, já falaremos sobre a Microsoft — inovou em muitos aspectos, conforme mostra a análise feita recentemente pelo Baixaki Jogos. Um deles foi o surgimento do sistema Super Guide, que automaticamente aparece se o jogador encontra problemas durante uma fase e fracassa repetitivamente.

O Super Guide é realmente muito eficiente. Muitos enxergaram o sistema de auxílio como uma forma revolucionária e dinâmica de trazer a diversão para gamers iniciantes. A Nintendo, ao que tudo indica, acertou em cheio na criação do sistema, mas parece que a empresa não é a única a desenvolver um método para ajudar os jogadores dentro dos games.

Uma espécie de FAQ dinâmico

Segundo as últimas informações que rondam a web, a Microsoft está no mesmo barco. Recentemente, surgiu uma patente registrada por Andre Vrignaud, o Diretor de Estratégias para Jogos de Plataformas da ex-companhia de Bill Gates, exibindo um plano de assistência aos jogadores que conta também com a ajuda de outros gamers.







Quando uma pessoa fica "empacada" em um determinado ponto, o jogo verificará a área com problemas, acessará um banco de dados e trará uma lista de guias e dicas fornecidas por jogadores de todo o planeta. Com isso, o gamer terá a chance de conferir as informações e tentar maneiras alternativas de vencer o desafio encontrado.

É mais ou menos aquilo que ocorre nos famosos FAQs (Frequently Asked Questions, seções de dúvidas comuns entre os gamers). A diferença é que, além de ser muito mais prático, o sistema permitirá o envio de capturas de imagens — screenshots — e pequenos vídeos com anotações feitas através de um "lápis digital".

Os autores terão a oportunidade até mesmo de adicionar comentários e nomear "tags" (rótulos) para situações, objetos e itens diversos no problema em questão. As "tags" serão úteis para que as dicas sejam relacionadas a situações específicas, por exemplo. As informações liberadas ainda mostram que os desenvolvedores de jogos também poderão criar guias e atribuir mais prioridade a eles na lista de guias criados por gamers.

O documento indica que o novo serviço de auxílio utilizará a Xbox Live, a rede online do console de última geração da Microsoft. Infelizmente, ainda não é possível saber se o sistema será gratuito ou será destinado apenas àqueles que possuem contas do tipo Xbox Live Gold.